Estudo científico pretende viabilizar a nova técnica de inserção de lâminas (falhas) da pinha em móveis visando a complementação da renda para os catadores de pinhão – povos tradicionais das araucárias



Com a proximidade da chegada do início da safra de comercialização de pinhão, pesquisadores da UFPR – Universidade Federal do Paraná e da FUPEF – Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná, já analisam os frutos (sementes) de araucárias (Pinheiro do Paraná) da região metropolitana de Curitiba.

O material é a chamada “pinha”, que é conjunto de pinhões e de lâminas (também conhecidas por palhas ou falhas). O material de pesquisa é analisado inciando-se por uma ação conhecida como “desfalhar” da pinha, que é o ato de soltar os pinhões e as lâminas do miolo (parte central da pinha).
O material é separado em 3 partes: pinhões, lâminas (falhas ou palhas) e o miolo central.

Eng. Florestal Marcelo Lubas (FUPEF) e o Prof. Dr. Dimas Agostinho da Silva (UFPR) iniciam os trabalhos com o primeiro material de pesquisa coletado para análise técnica e científica.
Bolsista do projeto da oficina do pinhão também acompanha o trabalho de desfalhamento do material de pesquisa (pinha).
Estudantes do curso de graduação de Engenharia Florestal (UFPR) também acompanham e conhecem características do material analisado.
O material está sendo identificado e classificado (lâminas) e dará origem a novos artigos técnicos e que serão de grande importância para a inovação e geração de renda com produtos sustentáveis do Paraná.
O projeto que iniciou em dezembro de 2008, é apoiado pela Fundação Araucária, que operacionaliza parte dos recursos destinados à pesquisa, através da SETI – Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Paraná, e demonstrará o grande potencial de geração de renda e inovação em novos produtos, com a utilização destes materiais naturais e renováveis (fibras), e que atualmente não são utilizados de forma nobre.

 
Fundação Araucária Seti Universidade Federal do Paraná Instituto Ambiental do Paraná CREA Paraná Itaú | Feito para você IBAMA Ministério do Meio Ambiente
Plano Nacional da Sociobiodiversidade ASSOPINHO São José dos Pinhais Tijucas do Sul Rotas do Pinhão

Quem Somos

O Portal da Araucária é um espaço interativo de promoção da cadeia produtiva do pinhão e que reúne informações diversas sobre esta espécie de árvore símbolo do Sul do Brasil, mas que também está presente em algumas outras regiões do país. Árvore de sublime importância, é referência ao bioma onde ela está presente: Mata com Araucárias (Araucaria angustifolia).

FUPEF no Twitter

PEF no twitter

Catálogo de Produtos: Oficina do Pinhão

Curiosidades

Realização

Realização | FUPEF

Seja um parceiro

Descubra sua maior habilidade e faça dela um instrumento de participação na preservação da Araucária. Junte-se a nós em nossos projetos e seja um cidadão comprometido com essa causa.

Copyright 2009 Todos os direitos reservados FUPEF Arte Gráfica Comunicação