SOCIOBIODIVERSIDADE: APL DO PINHÃO


Oficina da Gastronomia Turística fortaleceu a 12ª Festa do Pinhão na região do APL

Foi neste final de semana (11 a 13 de junho) que ocorreu a 12ª Festa do Pinhão, promovida pelo município de São José dos Pinhais, integrante do APL do Pinhão, e que mostrou, mais uma vez, a força do tradicionalismo o sucesso de mais um grande evento do principal produto da sociobiodiversidade do sul do país.

Com o fortalecimento da gastronomia turística, através do curso (oficina) de Capacitação em Gastronomia Turística do Pinhão, realizado pela FUPEF nos dias que antecederam a festa, promovido pela Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, diversas associações e entidades do município de São José dos Pinhais tiveram a oportunidade de criar pratos diferenciados com o pinhão. Os novos pratos se unem aos pratos já tradicionais com pinhão, e já passam a fazer parte do enriquecimento da cultura local.
O artesanato também já está presente e diversos produtos utilizando fibras naturais das araucárias (de onde se obtêm o fruto, que é a semente do pinhão) já puderem ser encontrados pelos visitantes.

 
Fundação Araucária Seti Universidade Federal do Paraná Instituto Ambiental do Paraná CREA Paraná Itaú | Feito para você IBAMA Ministério do Meio Ambiente
Plano Nacional da Sociobiodiversidade ASSOPINHO São José dos Pinhais Tijucas do Sul Rotas do Pinhão

Quem Somos

O Portal da Araucária é um espaço interativo de promoção da cadeia produtiva do pinhão e que reúne informações diversas sobre esta espécie de árvore símbolo do Sul do Brasil, mas que também está presente em algumas outras regiões do país. Árvore de sublime importância, é referência ao bioma onde ela está presente: Mata com Araucárias (Araucaria angustifolia).

FUPEF no Twitter

PEF no twitter

Catálogo de Produtos: Oficina do Pinhão

Curiosidades

Realização

Realização | FUPEF

Seja um parceiro

Descubra sua maior habilidade e faça dela um instrumento de participação na preservação da Araucária. Junte-se a nós em nossos projetos e seja um cidadão comprometido com essa causa.

Copyright 2009 Todos os direitos reservados FUPEF Arte Gráfica Comunicação