Por: Eng. Florestal Marcelo Lubas
Secretário e pesquisador da FUPEF
Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná
O projeto Gralha Azul que faz parte do programa de promoção da Cadeia Produtiva do Pinhão que a FUPEF está difundindo no Paraná foi apresentado para o Coordenador Regional de Negócios da Empresa de CORREIOS no Paraná, e também para a Terezinha Fátima Sobieray, assessora da área de filatelia.
O projeto será lançado em 2010, e tem o foco de organizar um arranjo produtivo local do pinhão na região metropolitana de Curitiba, dentre outras atividades no interior do Estado do Paraná. Este projeto contará com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e a metodologia já foi repassada à FUPEF.
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no Paraná será informada sobre as as atividades do projeto, pois sua execução será simultânea às comemorações dos 50 anos da Engenharia Florestal no Brasil, em Curitiba, no final do mês de maio.
Diversas atividades estão sendo programadas para a comemoração, que será coordenada pela UFPR – Universidade Federal do Paraná (Curso de Engenharia Florestal) e dentre elas, a produção e o lançamento do Selo dos 50 Anos da Engenharia Florestal, e o projeto Gralha Azul da FUPEF vem coroar estas festividades, uma vez que estão programadas ações de conscientização para a necessidade de preservação das araucárias e o estímulo à novos plantios no Estado do Paraná.
A visão do programa de promoção da cadeia produtiva do pinhão que, embora contemple ações de curto prazo, apresenta metas de longo prazo – 2020, que vislumbram a retirada do nível crítico em que a araucária se encontra, na lista de espécies ameaçadas de extinção.