Por: Eng. Florestal Marcelo Lubas
Secretário e pesquisador da FUPEF
Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná
Membros da diretoria da comunidade de extrativistas da Associação dos Pinhoeiros do município de Tijucas do Sul e de São José dos Pinhais (ASSOPINHO), no Paraná, e representante da FUPEF, se reúnem na sede da associação para planejar as primeiras atividades para o ano de 2010.
Encontro de lideranças da ASSOPINHO em Tijucas do Sul - Paraná
O encontro serviu para atualização das informações referentes às atividades realizadas no ano passado, e estabelecer um calendário de reuniões mensais, bem como programar uma das atividades mais importantes do ano: lançamento da Operação Gralha Azul.
A Operação Gralha Azul será a etapa mais representativa do ponto de vista ambiental, de conservação e estímulo à novos plantios de araucárias (árvores que fornecem o pinhão) e faz menção à ave (gralha azul) que historicamente “planta pinhões”.
Serão planejadas diversas outras ações durante o ano, de acordo com metodologia repassada pelo Ministério do Meio Ambiente, através da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável e do programa da Agência de Cooperação Técnica Alemã - GTZ, e que deverá ocorrer dentro de um amplo espaço de planejamento e participação de várias instituições, e que serão divulgadas no decorrer do ano.
O início da atividade de estímulo ao plantio contará com o apoio do IAP – Instituto Ambiental do Paraná, que fornecerá 1000 mudas de araucárias que serão plantadas no início do projeto de organização do arranjo produtivo, previsto para o início do mês de abril.
Este plantio é apenas o começo, destacou no encontro, o Engenheiro Florestal Marcelo Lubas (FUPEF), estabelecendo as regras para este plantio inicial e informando que serão iniciadas pesquisas para identificação de novas áreas para plantio de araucárias na parceria com a ASSOPINHO, solidificando a cooperação existente e parabenizando o empenho obtido até o momento, através da presidente da associação, a Sra. Terezinha de Fátima de Lima.
0 comentários:
Postar um comentário