Por: Eng. Florestal Marcelo Lubas
Secretário e pesquisador da FUPEF
Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná
Como parte da metodologia de promoção da Cadeia Produtiva do Pinhão, a possibilidade de aproveitamento econômico dos sapés (grimpas) que caem dos pinheiros (araucárias), denomina-se oficina do pinhão.
O projeto Oficina do Pinhão da FUPEF, realizado de forma piloto na comunidade denominada Roça Velha, no município de São José dos Pinhais, em 2008, já indicava o grande potencial para o aproveitamento das fibras naturais que caem das araucárias, de forma natural.
A técnica foi denominada “Diagramas das Araucárias do Paraná”, e motivou a proposição de um segundo projeto, do qual sensibilizou a Fundação Araucária, que patrocina projetos de pesquisa e desenvolvimento, através da SETI – Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Paraná, para a sua execução.
O projeto em fase final de realização, contemplou uma mostra de produtos criados no projeto, bem como uma demonstração prática da aplicação das fibras em painéis, molduras, quadros e móveis.
A demonstração contou com a presença do presidente do Conselho Consultivo da FUPEF, José Luiz Bolicenha, de professores das APAE´s, de fabricantes de móveis e de pessoas da comunidade.
A próxima etapa será o atendimento ao convite da FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná, através da Coordenadoria do Setor Moveleiro, para participação do projeto e exposição dos produtos no Congresso Moveleiro do Paraná, que tem por meta promover a Inovação, e será realizado nos dias 14 a 16 de abril, simultaneamente em Curitiba e Arapongas, e os produtos criados poderão ser apreciados especificamente no dia 14, em Curitiba.
Os horários da exposição serão divulgados em data mais próxima ao evento.
0 comentários:
Postar um comentário