Sobre a Araucária


A espécie araucária é considerada um fóssil vivo, pois surgiu na Era Mesozóica, no período Jurássico-cretáceo, há cerca de 200 milhões de anos (GOLFARI, 1971), atravessou diversos períodos geológicos, como de glaciação, resistindo a rigorosos processos naturais seletivos e sofrendo uma delimitação natural das áreas de ocorrência.


Em toda a América do Sul é possível encontrar a presença dos povos que habitavam o continente antes da vinda dos europeus, os Kaingang, sendo considerado o terceiro grupo indígena maior no Brasil (VEIGA, 2006). Registros arqueológicos mostram sua presença na região Sul do país a mais de 8.000 anos, ocupando principalmente as florestas de pinheirais (o que significa: vastas regiões do Paraná e Santa Catarina, a região do sul-sudoeste paulista, o planalto riograndense e parte de Misiones, na Argentina) (D'ANGELIS, Lingüista). Esse grupo utilizava muito a Araucária em sua cultura e alimentação, transformando os pinhões em farinha ou comendo-os assado. Como coletores tinham suas próprias técnicas para aumentar a durabilidade das pinhas, impedindo as sementes de brotar. Estas eram guardadas sob riachos com água corrente.

No Brasil, até o início do século XX a floresta em que a Araucária pertence, Floresta Ombrófila Mista ou Floresta com Araucária, era uma paisagem predominante da região Sul do país. Por ser uma árvore com madeira de boa qualidade fez com que fosse intensamente explorada, principalmente após a construção da Estrada da Graciosa, ligando Curitiba-Antonina, em 1873, construção da Estrada de Ferro de Paranaguá-Curitiba, em 1885 e do ramal Morretes-Antonia em 1891, pois facilitou a locomoção das toras para o litoral paranaense. Calcula-se que entre as décadas de 50 à 60, a madeira desta espécie figurou no auge das exportações do Brasil, sendo que para este feito foi preciso derrubar milhões de árvores.

A Araucária está intimamente ligada à nossa história econômica, cultural e social, por isso deve-se ser respeitada, valorizada e preservada.
 
Fundação Araucária Seti Universidade Federal do Paraná Instituto Ambiental do Paraná CREA Paraná Itaú | Feito para você IBAMA Ministério do Meio Ambiente
Plano Nacional da Sociobiodiversidade ASSOPINHO São José dos Pinhais Tijucas do Sul Rotas do Pinhão

Quem Somos

O Portal da Araucária é um espaço interativo de promoção da cadeia produtiva do pinhão e que reúne informações diversas sobre esta espécie de árvore símbolo do Sul do Brasil, mas que também está presente em algumas outras regiões do país. Árvore de sublime importância, é referência ao bioma onde ela está presente: Mata com Araucárias (Araucaria angustifolia).

FUPEF no Twitter

PEF no twitter

Catálogo de Produtos: Oficina do Pinhão

Curiosidades

Realização

Realização | FUPEF

Seja um parceiro

Descubra sua maior habilidade e faça dela um instrumento de participação na preservação da Araucária. Junte-se a nós em nossos projetos e seja um cidadão comprometido com essa causa.

Copyright 2009 Todos os direitos reservados FUPEF Arte Gráfica Comunicação