Cadeia produtiva da Araucária é tema de estudo desenvolvido em São José dos Pinhais




Em dois dias de debates, a sustentabilidade da araucária e formas de explorar
economicamente a planta preservando o meio ambiente

A Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (Fupef), da Universidade Federal do Paraná, juntamente à Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de São José dos Pinhais, lançaram, nesta quinta-feira à noite, o programa Gralha Azul de Sociobiodiversidade da Araucária. O lançamento aconteceu durante a abertura do I Seminário de Sustentabilidade das Araucárias na “Região Turística Rotas do Pinhão”, promovido pelos dois órgãos.
Durante o seminário, que terminou na sexta-feira, foram debatidas as etapas da realização do Gralha Azul, atendendo diversos setores da sustentabilidade da árvore símbolo do Paraná e que tem como bioma boa parte do estado paranaense e áreas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Argentina, além de uma pequena faixa em Minas Gerais. A araucária é uma planta protegida por lei estadual e o corte da árvore é proibido em todo o Paraná. Atualmente, ela ocupa apenas 0,8% da mata original.

Entre as formas de se explorar economicamente a araucária está no
artesanato com a grimpa ou mesmo as cascas do pinhão


Nos dois dias de evento, empresários, agricultores, autoridades políticas e estudiosos debateram formas de se implantar o programa de sustentabilidade das araucárias e formas de se trabalhar com a árvore e obter renda. “Estamos iniciando, com esse seminário, um programa de desenvolvimento sustentável com a araucária. Ela é uma árvore que muita gente não quer em sua propriedade, mas queremos mostrar que é possível viver harmoniosamente com ela, obtendo lucro em diversos aspectos”, explicou o secretário geral da Fupef, o engenheiro florestal Marcelo Lubas.


Um bom público prestigiou o segundo dia de seminário, realizado na
plenária da Câmara Municipal de São José dos Pinhais

“Estamos apresentando uma série de ações multidisciplinares que envolvem a culinária, novas técnicas de plantio, criação de novos produtos, artesanato turístico, o turismo, tudo isso aliado ao conceito empresarial de sequestro de carbono”, afirmou Lubas, que está trabalhando a organização do Arranjo Produtivo Local (APL) de São José dos Pinhais e Tijucas do Sul com o apoio de várias instituições.


Entre os palestrantes, Corina Ribeiro, do Ministério do Meio Ambiente, que abordou a promoção das cadeias de valor dos produtos da sociobiodiversidade brasileira
De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Pedro Persegona, o seminário está surtindo efeito, a partir do momento em que vários setores da sociedade, desde os agricultores, empresários, estudantes e pesquisadores buscam alternativas para desenvolver diversos produtos a partir da araucária com proposta de preservação. “A nossa parceria com a Fupef faz com que sejamos um laboratório para esse trabalho. São José dos Pinhais é mais um campo para explorar o produto, seja na gastronomia, no turismo ou no artesanato. O objetivo nosso é fazer com que o município seja visto como hospedeiro desta planta e que possamos ser um grande multiplicador dessa proposta”, salientou.

Seminário
Durante os dois dias de evento, o Seminário debateu temas como a compensação das emissões de gases poluentes, a promoção das cadeias de valor dos produtos da sociobiodiversidade brasileira, programa de regionalização do turismo no Paraná, promoção da cadeia produtiva do pinhão e a implantação de pomares na produção de pinhão.

Nos dois dias de seminário, apresentação de teatro falando da importância
da araucária e a necessidade de preservação da planta
Também houve a apresentação de uma peça teatral, com Cira Ramos, sobre o uso sustentável da araucária e os benefícios que ele traz para a sociedade, além da entrega de artesanatos feitos a partir da grimpa (sapê) a autoridades e empresários de São José dos Pinhais e de Tijucas do Sul.
Entre os palestrantes, Corina Ribeiro, representando a Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Marcelo Lubas, o professor da Universidade Federal do Paraná, Flávio Zanette, e do professor doutor Roberto Samgretta.
Também compareceram aos dois dias de eventos os secretários municipais de São José dos Pinhais do Meio Ambiente, Edilaine Vieria dos Santos, da Cultura, Elisete de Farias, de Educação, Tania Galvão, Daniela Ferraz, representante da Secretaria de Governo, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Christian Bundt, de Habitação, Joacir Cantido; os vereadores Professor Walter Mulbak e Onildo dos Santos, o vereador de Tijucas do Sul, Pedro Garcia; o deputado federal Luiz Carlos Setim; o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Tijucas do Sul, José Antenor Dissenha, o chefe de gabinete Roberto Androukowitch, a secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Jane Beatriz Fagundes; o secretário e fundador da Associação dos Pinhoeiros, Luiz Aleixo.

Fotos: Sérgio Sabino/PMSJP
 
Fundação Araucária Seti Universidade Federal do Paraná Instituto Ambiental do Paraná CREA Paraná Itaú | Feito para você IBAMA Ministério do Meio Ambiente
Plano Nacional da Sociobiodiversidade ASSOPINHO São José dos Pinhais Tijucas do Sul Rotas do Pinhão

Quem Somos

O Portal da Araucária é um espaço interativo de promoção da cadeia produtiva do pinhão e que reúne informações diversas sobre esta espécie de árvore símbolo do Sul do Brasil, mas que também está presente em algumas outras regiões do país. Árvore de sublime importância, é referência ao bioma onde ela está presente: Mata com Araucárias (Araucaria angustifolia).

FUPEF no Twitter

PEF no twitter

Catálogo de Produtos: Oficina do Pinhão

Curiosidades

Realização

Realização | FUPEF

Seja um parceiro

Descubra sua maior habilidade e faça dela um instrumento de participação na preservação da Araucária. Junte-se a nós em nossos projetos e seja um cidadão comprometido com essa causa.

Copyright 2009 Todos os direitos reservados FUPEF Arte Gráfica Comunicação