Como funciona


 Oficina do Pinhão busca, através de cursos de capacitação de produtores rurais e artesão, treiná-los para que utilizem, de maneira aproveitar ao máximo, as fibras naturais da Araucária.  A capacitação é feita através de demonstrações práticas de como coletar, preparar e utilizar os sapés.

A preparação dos sapés é feita após a coleta, destacando-se as acículas e cortando a base formando um ângulo de 900. Desta maneira torna-se possível formar os diagramas da araucária.




Os diagramas se formam de maneira aleatória a partir da criatividade e imaginação de quem está desenvolvendo um novo produto.
Como exemplo, temos os produtos abaixo criados por participantes das oficinas.

 
Fundação Araucária Seti Universidade Federal do Paraná Instituto Ambiental do Paraná CREA Paraná Itaú | Feito para você IBAMA Ministério do Meio Ambiente
Plano Nacional da Sociobiodiversidade ASSOPINHO São José dos Pinhais Tijucas do Sul Rotas do Pinhão

Quem Somos

O Portal da Araucária é um espaço interativo de promoção da cadeia produtiva do pinhão e que reúne informações diversas sobre esta espécie de árvore símbolo do Sul do Brasil, mas que também está presente em algumas outras regiões do país. Árvore de sublime importância, é referência ao bioma onde ela está presente: Mata com Araucárias (Araucaria angustifolia).

FUPEF no Twitter

PEF no twitter

Catálogo de Produtos: Oficina do Pinhão

Curiosidades

Realização

Realização | FUPEF

Seja um parceiro

Descubra sua maior habilidade e faça dela um instrumento de participação na preservação da Araucária. Junte-se a nós em nossos projetos e seja um cidadão comprometido com essa causa.

Copyright 2009 Todos os direitos reservados FUPEF Arte Gráfica Comunicação